Home Cidades Bispo Dom Vital fala sobre sobre o significado da Páscoa

Bispo Dom Vital fala sobre sobre o significado da Páscoa

por Da Redacao
Publicado: Última Atualização em

A Igreja Católica realiza diversas celebrações durante o tempo litúrgico da Quaresma, intensificando as atividades na Semana Santa que antecede a Páscoa, comemorada neste domingo, 17 de abril. Uma das comemorações mais importantes do calendário religioso cristão é comentada pelo Reverendíssimo Bispo Dom Vital Chitolina, SCJ, da Diocese de Diamantino, a 209 km de Cuiabá (MT). Ele explica o verdadeiro sentido da Páscoa no contexto do Evangelho, relembrando a trajetória de Jesus na terra até o ponto culminante da história humana que é marcada pela sua ressurreição.

Dom Vital observa que a grande marca da celebração pascal é a ressurreição de Jesus e cita a carta do apóstolo Paulo aos Coríntios para sustentar sua afirmação: “Se Jesus não tivesse ressuscitado vã seria a nossa fé” (cf. 1Cor 15,14), acrescentando que a Páscoa representa “um momento de júbilo, do cristo vivo”.

O bispo explica ainda o significado da Quaresma, período de preparação dos fiéis antes de celebrar a data que representa a vitória de Jesus ressuscitado. “A quaresma significa os 40 dias que Jesus passou no deserto, em oração e jejum. Todos os anos, a Igreja Católica celebra a quaresma, iniciando com a quarta-feira de cinzas com uma frase muito importante: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’. É a palavra que se pronuncia quando nós recebemos na fronte ou na cabeça as cinzas bentas, como um sinal de penitência para celebrar esses 40 dias que antecedem a Páscoa de Jesus julgado, açoitado, crucificado e ressuscitado para salvar a humanidade”, comentou.

PENITÊNCIA – De acordo com Dom Vital, os fiéis, segundo o que orienta a tradição da Igreja, devem, sobretudo, evitar consumir carne vermelha da Quarta-Feira de Cinzas (que marca o início da Quaresma) e na Sexta-Feira Santa. Todavia, devem prevalecer as práticas de solidariedade voltadas para a caridade e a assistência aos necessitados.

Como expressão da caridade e solidariedade, a Igreja promoveu, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade com tema “A fraternidade e a educação: fala com sabedoria e ensina com amor”. O princípio dessa temática, segundo Dom Vital, consiste na conscientização das pessoas no sentido de que a primeira escola é a família, integrada com os demais atores da comunidade como o estado, a Igreja e a sociedade.

Para facilitar o atendimento dos fiéis, a igreja também promove mutirões de confissões nas comunidades locais durante a Semana Santa. Neste ato, os fiéis buscam a misericórdia divina, o perdão, através do sacramento da Penitência.

O ponto culminante da Semana Santa é o chamado Tríduo Pascal. “Na quinta-feira Santa, celebramos a Missa da Ceia do Senhor e do Lava-pés, recordando-nos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial. Na sexta-feira Santa, vivenciamos, com grande piedade e devoção à Paixão e Morte do Senhor. É o momento em que a igreja recorda o que Jesus, nosso Salvador, sofreu: a agonia, a crucificação, o açoite, a dor e a morte de cruz”, declarou. Por fim, no Sábado Santo, a mais solene de todas as Celebrações, a chamada Vigília Pascal, a Igreja entoa seu hino de louvor e alegria ao Cristo que venceu a morte, e que ressuscitado nos chama a tomar parte em sua Vida Nova. Entre os ritos celebrados, tem-se a bênção do fogo novo e que representa “a própria luz de Cristo que dissipa das trevas, do erro, do pecado e da maledicência”, finalizou.

Mensagem especial de Páscoa

Abaixo segue uma mensagem especial de oração indicada pelo Bispo para esta Páscoa:

“Vinde, Espírito Santo, dom pascal do Senhor Ressuscitado, enchei a Igreja com a vossa força de vida! Amor infinito do Pai e do Filho, visitai a nossa Igreja Diocesana.

Dai-nos crer e anunciar a alegre notícia de que Deus nos ama! Vós que fazeis do pão o Corpo do Senhor e do vinho o seu Sangue derramado, reavivai em nós a memória de seus mistérios e transformai-nos em oferta eucarística, para a glória do Pai e a vida do mundo.

Renovai a face da terra, desfigurada por tão grandes males, e sustentai com vossos dons, até ao pleno cumprimento, os projetos de bem da família humana. Amém.” (Adaptado de “Dehonianos em Oração – o livro da família Dehoniana”).

Fonte: Ascom Prefeitura de Diamantino

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Você pode gostar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia Mais