Home Cidades Hospital Municipal São João Batista realiza mais de 900 atendimentos em Diamantino

Hospital Municipal São João Batista realiza mais de 900 atendimentos em Diamantino

por Sandra Carvalho

Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS), do Ministério da Saúde

O Hospital Municipal São João Batista (HMSJB) registrou, nos primeiros 45 dias de serviço 100% público, mais de 900 atendimentos à população. Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS), do Ministério da Saúde.

Segundo o relatório de prestação de contas do Instituto Primeiro, Organização Social que gerencia o HMSJB sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados nesses 45 dias 378 atendimentos clínicos, 56 atendimentos de urgência e emergência (ginecologia e obstetrícia), 172 cirurgias e mais de 360 exames de eletrocardiograma, raio-x e tomografia computadorizada.

A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, destacou que o Hospital Municipal São João Batista vem para complementar a rede especializada e dar resolutividade à saúde de Diamantino.

“O Hospital Municipal São João Batista é portas abertas para atendimentos de obstetrícia. A unidade agora também conta com atendimento de ginecologia, pediatria, ortopedia e radiologia 100% gratuito para a população. Esse é um grande passo na saúde pública diamantinense.”


A gestora da saúde municipal também informou que a unidade conta com um centro cirúrgico completo. “O HMSJB dispõe de duas salas cirúrgicas, uma sala de recuperação pós-anestésica, uma sala de parto natural e outra de parto cirúrgico, além de 30 leitos clínicos e 02 leitos de estabilização com suporte ventilatório. Para tornar os processos cirúrgicos ainda mais seguros, a unidade conta também com uma Central de Material e Esterilização (CME).”

Representando o Instituto Primeiro no município, o diretor-técnico, Dr. André Ribeiro, explicou que após a municipalização do hospital, os funcionários da unidade também foram atendidos com capacitações e formações para aumento na qualidade do atendimento aos pacientes.

“Durante duas semanas os servidores passaram por quatro ações de Educação Permanente, sendo elas o treinamento de registro seguro em prontuário e o treinamento de biossegurança com a Norma Regulamentadora n°32, que trata de equipamentos de proteção individual, controle de infecções e programas de vigilância à saúde”.


Com base nos dados do Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado, o diretor-técnico do HMSJB reforçou que além de Diamantino, o hospital atendeu pacientes pactuados de Alto Paraguai, Nortelândia, São José do Rio Claro, Rosário Oeste e Nobres. A unidade também recebeu pacientes de Arenápolis, Juazeiro, Barra do Bugres, Nova Mutum, Primavera do Leste, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah e Várzea Grande, reforçando assim, a capacidade e o compromisso de transformar o hospital em uma unidade de referência regional.

O Prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, comentou sobre o trabalho resolutivo e humanizado que vem sendo realizado na unidade e reforçou o comprometimento da administração municipal na excelência do atendimento aos pacientes.

“Estamos reduzindo a fila de espera por atendimento que agora são ofertados gratuitamente no hospital. Estamos atendendo a demanda reprimida e fazendo com que o diamantinense seja atendido em casa, aqui na cidade. Meu compromisso é com a saúde pública e todos podem ter certeza que esse é um legado que Diamantino merece ter, um hospital 100% público e de referência”, pontuou o gestor que também é médico.

Contribuindo para a formulação de políticas, coordenação e monitoramento das atividades dentro da unidade, o HMSJB conta com comissões de Controle de Infecção Hospitalar, Revisão de Óbitos, Revisão de Prontuários e Notificação de Doenças. As comissões buscam trabalhar para efetivar a qualidade no atendimento aos pacientes e promover melhorias contínuas.

Para melhoria da estrutura hospitalar, o Instituto Primeiro informou que foi realizado o levantamento das condições dos equipamentos e que existe um cronograma para manutenção preventiva dos itens. Com foco no acolhimento dos usuários que buscam o atendimento do hospital, a Prefeitura de Diamantino já realizou a manutenção externa e da recepção da unidade, pintura e jardinagem também foram executadas.

Quando procurar o HMSJB?

A direção do HMSJB informou que para atendimentos emergenciais serão assistidos exclusivamente pacientes obstétricos em trabalho de parto ou com doenças hemorrágicas relacionadas à gravidez. Para os demais casos, os pacientes devem procurar o Pronto Atendimento Municipal, unidade responsável pelos atendimentos de urgência e emergência.

O Pronto Atendimento fica localizado na Av. Irmão Miguel Abib, no bairro Jardim Eldorado. Para mais informações o munícipe pode ligar no telefone (65) 3336-2586. A unidade fará a referência caso haja a necessidade de um atendimento mais complexo.

O Hospital Municipal São João Batista é referenciado com porta aberta para obstetrícia, complementando a rede especializada de assistência de saúde de Diamantino.

Texto e fotos: Anna Capistrano
Superintendência de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Diamantino

Você pode gostar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia Mais