Home Cidades Mato Grosso agora realiza enteroscopia de duplo balão para avaliação do intestino delgado

Mato Grosso agora realiza enteroscopia de duplo balão para avaliação do intestino delgado

por Da Redacao
Publicado: Última Atualização em

Os endoscopistas Roberto Barreto e Joaquim Carvalho, vice-presidente e presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed/MT), respectivamente, realizaram nesta última sexta-feira (06.05), uma enteroscopia de duplo balão. O procedimento ocorreu no Centro de Endoscopia de Cuiabá (CEC) e foi acompanhado pelo endoscopista Thiago Secchi, do Hospital 9 de Julho, de São Paulo (SP).

A enteroscopia de duplo balão, explica Dr. Roberto Barreto, que também é gastroenterologista, é um exame em que o aparelho, similar aos demais endoscópios, é introduzido através da boca ou do ânus para o diagnóstico e tratamento de lesões do intestino delgado.

Este exame está indicado nos casos de sangramento visível ou oculto – não indicado na endoscopia digestiva alta ou colonoscopia -, nas lesões diagnosticadas pela cápsula endoscópica, nas doenças inflamatórias intestinais ou do intestino delgado.

Ainda segundo o especialista, o método permite a realização de tratamentos endoscópicos como hemostasia do sangramento, retirada de pólipos ou dilatação de estenoses (redução da luz do intestino delgado).

“Nos pacientes submetidos a cirurgias abdominais que modificam o trato digestório como, a exemplo da cirurgia bariátrica, a videoenteroscopia permite o exame e tratamento endoscópico de lesões localizadas nos segmentos não alcançados através dos endoscópios convencionais”, observa o médico.

Procedimento

O aparelho é similar ao endoscópio ou colonoscópio, sendo mais longo. Ele desliza dentro de um tubo para auxiliar a progressão por todo o intestino delgado. O procedimento é realizado sob sedação, analgesia ou anestesia geral venosa para reduzir o desconforto e dura cerca de uma a duas horas.

Nos casos de introdução através do ânus, é necessário o preparo dos cólons através da ingestão por via oral de soluções recomendadas, de modo similar ao preparo para colonoscopia.

Serviço:

A enteroscopia de duplo balão está sendo realizada pelo Centro de Endoscopia de Cuiabá, localizado na Rua Barão de Melgaço, 2777 – Centro Sul, (65) 3624-4239, e pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, Rua Mamede Untar, 127 – Centro Sul, Várzea Grande, fone (65) 3029-9700.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Você pode gostar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia Mais