A Prefeitura de Diamantino, através da Secretaria Municipal de Educação, além das forças de segurança da Polícia Militar reforçaram as medidas de segurança e proteção no ambiente escolar do município. As ações foram intensificadas após onda de fake news que circulou na cidade e atentados que ocorreram no Brasil nos últimos meses.
De acordo com a secretária de Educação Rose Carris foram realizadas reuniões com a diretoria de todas as escolas, EMEIS E CEMEIS e solicitado guarnição policial nas áreas escolares. O objetivo é tranquilizar pais, responsáveis, profissionais da Educação para atuação em conjunto na prevenção, combate às fake news e reforço aos protocolos de segurança.
“Estamos reforçando em nossas escolas, Emeis e Cemeis, todas as medidas de segurança possíveis. Já fizemos reuniões com todas as diretoras das unidades escolares, solicitamos capacitações para nossos profissionais de educação sobre os cuidados com a segurança no âmbito escolar”, explica a secretária.
As escolas Maria Euzébia Ferreira e Ana Maria Tissiane de Oliveira, Castro Alves, Carmem Vieira já estão com câmeras de monitoramento instaladas.
A Comandante da 9ª CIPM Ten Cel PM Cláudia Regina Soares afirma que a Polícia Militar já realiza todo o ano letivo a operação Escola Segura, mas reforçou o policiamento nas áreas escolares, fazendo rondas, visitas e pontos demonstrativos. As visitas e rondas ocorrem diariamente durante todo os horários de aula em dias e horários alternados.
“Com essa onda de fake News e também de atentados que aconteceu no Brasil nos últimos meses, a Policia Militar de Diamantino e Região intensificou o policiamento e áreas escolares”, destaca a oficial.
A comandante disse ainda que é desenvolvida outra ação de protocolo de segurança alinhada com a Secretaria Municipal de Educação. Após a definição, a medida será apresentada aos professores e todo o corpo docente das escolas.
PROERD na Escola
Ações do plano de gestão municipal já atuam na prevenção contra violência no ambiente escolar e na sociedade. No começo do ano, a Prefeitura de Diamantino e a 9ª CIPM, por meio do prefeito Dr. Manoel Loureiro e da Comandante Ten Cel PM Regina firmaram convênio para implantação do PROERD – Programa de Repreensão e Resistência às Drogas. As aulas são ministradas pelo 1º Tenente PM Reginaldo semanalmente a mais de 180 alunos.
“Além de todas essas ações, a PM constantemente está presente nas escola por meio de palestras educativas e orientativas, sempre que solicitado pela Coordenação”, acrescenta a comandante.
Em caso de denúncia a população pode entrar em contato com a PM pelo telefone 190. “Pedimos a população que não dissemine fake News, qualquer informação que tenha conhecimento sobre possível violência nas escolas procurar a PM, a segurança pública para que possamos filtrar a informação e identificar potenciais criminosos”, informa.