Home Cidades Presidente da ABP fala sobre saúde mental em tempos de pandemia para MT

Presidente da ABP fala sobre saúde mental em tempos de pandemia para MT

por Da Redacao

O psiquiatra Antônio Geraldo da Silva vem a Cuiabá a convite da Academia de Medicina de Mato Grosso

A Academia de Medicina de Mato Grosso promove às 19h do dia 13/09 uma reunião científica sobre “Saúde mental em tempo de pandemia” com o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e membro da Academia de Medicina de Brasília, Dr. Antônio Geraldo da Silva. A palestra será transmitida ao vivo pela plataforma Zoom e tem como público alvo profissionais da saúde, psiquiatras e acadêmicos da Academia de Medicina de Mato Grosso.

De acordo com o presidente da Academia, Dr. Márcio Canavarros Serra, o evento vem ao encontro da preocupação pela qual passa a humanidade neste momento. “Pesquisas vem demonstrando níveis elevados de alterações como ansiedade, depressão, suicídio em função do confinamento, preocupação com o futuro, incertezas, desemprego, perdas. Pensando em discutir o assunto e sinalizar o que pode ser feito é que a Academia de Medicina de Mato Grosso estará promovendo esta palestra”, contextualiza o médico.

Para participar, os interessados deverão se inscrever pelo telefone (65) 98463-7379 ou pelo e-mail [email protected].

Dr. Márcio Canavarros observa que a função da Academia é suscitar debates, discutindo temas atuais na área médica, com o propósito de atualizar os profissionais e beneficiar os pacientes. “Esta diretoria vem promovendo palestras mensalmente”, observa o presidente, destacando a parceria deste evento sobre Setembro Amarelo com a Associação Mato-Grossense de Psiquiatria.

A reunião científica conta com a parceria da Associação Mato-grossense de Psiquiatria. Dra. Maria Fernanda, presidente da entidade, explica que desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

“E a Associação Mato-grossense de Psiquiatria atua desmistificando este assunto com o objetivo de diminuir o estigma, e na prevenção ao suicídio”, acrescenta a médica.

São registrados mais de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo e 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. “Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens”, completa Dra. Maria Fernanda.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Você pode gostar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia Mais