Vinte atletas de Mato Grosso foram convocados para o VMB8 100k, considerada a maior competição internacional de capoeira de alto nível. O evento, que acontece entre 8 e 12 de outubro na Arena Hall, em Brasília (DF), traz como diferencial o duelo Duelo entre Cezar Mutante e Alan Nuguette, capoeiristas que são representantes brasileiros no UFC. Informações oficiais foram divulgadas durante coletiva de imprensa de lançamento realizada na noite desta quinta-feira (29.08) na Capital Federal.
De acordo com João Paulo de Carvalho, comunicador oficial do VMB e fundador da Rede Afro Brasil, a comitiva de Mato Grosso será composta por 10 atletas da categoria masculina e 10 da feminina, incluindo crianças. “São atletas de diferentes grupos de capoeira que representarão nosso Estado no VMB8 100K, evento que objetiva contribuir com a profissionalização da capoeira atlética no Brasil e no mundo”, ressalta o graduado.
Uma das promessas de Mato Grosso é Francisco Lauro Monteiro de Campos, o Chico, 16 anos, do grupo Capeira Nagô, da cidade de Sorriso.
Chico é campeão mato-grossense, campeão mineiro e tricampeão em campeonatos parceiros VMB pelas competições Campeonato Capoeira Nagô Kids (Bicampeão); Campeonato Capoeira Canaã Kids (Campeão); Medalhista de bronze no mundial do Capoeira Nagô.
“Comecei na capoeira antes mesmo de saber andar, e hoje, almejo chegar no topo da minha categoria, e me tornar o campeão no maior palco da capoeira no mundo”, conta Chico, que foi convocado para a Suécia agora em setembro, porém não conseguirá ir por falta de patrocínio.
Ao todo, a competição, que distribuirá R$ 100 mil em premiações, contará com a participação de representantes de 15 estados brasileiros que já fazem parte do circuito VMB (Volta ao Mundo Bambas).
O duelo entre Mutante e Nuguette promete ser o ápice do evento, dois amantes da arte capoeira que irão fazer 3 jogos de _são bento grande_, e ambos prometeram guerra pelo cinturão dessa nova divisão. E também a disputa pelo cinturão peso leve entre Lucas “Furacão” e Doiny “Borracha”, dois dos mais promissores nomes da capoeira no cenário atual.
As lutas serão precedidas por palestras e oficinas para crianças de escolas públicas e Vilas Olímpicas nos dias 08 e 09. Já nos dias 10 e 11 de outubro ocorrerão as lutas infantojuvenis nas categorias masculina e feminina, oportunidade para que jovens talentos sejam projetados na capoeira.
O VMB, que contabiliza 10.500 atletas percorrendo o circuito, já realizou edições em outros países, como na Califórnia, EUA, em julho passado, com a chancela do ator e capoeirista Beto Simas, o Mestre Boneco, um dos grandes embaixadores da capoeira no mundo, e também na Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Hungria, Israel e Suécia.
Já são 253 árbitros formados pelo mundo, com a formação de atleta, coach e árbitro vendidos em 13 países e 5 moedas diferentes.
“O evento em Brasília é o fechamento de uma temporada extraordinária para o VMB. Tivemos edições internacionais de sucesso, e agora vamos coroar o ano com essa grande final, que promete ser histórica”, destacou Saverio Scarpati, capoeirista e diretor-executivo do VMB.