Home Cidades 20 atletas de Mato Grosso participarão da maior competição internacional de capoeira

20 atletas de Mato Grosso participarão da maior competição internacional de capoeira

por Sandra Carvalho

Vinte atletas de Mato Grosso foram convocados para o VMB8 100k, considerada a maior competição internacional de capoeira de alto nível. O evento, que acontece entre 8 e 12 de outubro na Arena Hall, em Brasília (DF), traz como diferencial o duelo Duelo entre Cezar Mutante e Alan Nuguette, capoeiristas que são representantes brasileiros no UFC. Informações oficiais foram divulgadas durante coletiva de imprensa de lançamento realizada na noite desta quinta-feira (29.08) na Capital Federal.

De acordo com João Paulo de Carvalho, comunicador oficial do VMB e fundador da Rede Afro Brasil, a comitiva de Mato Grosso será composta por 10 atletas da categoria masculina e 10 da feminina, incluindo crianças. “São atletas de diferentes grupos de capoeira que representarão nosso Estado no VMB8 100K, evento que objetiva contribuir com a profissionalização da capoeira atlética no Brasil e no mundo”, ressalta o graduado.

Uma das promessas de Mato Grosso é Francisco Lauro Monteiro de Campos, o Chico, 16 anos, do grupo Capeira Nagô, da cidade de Sorriso.

Um das promessas de Mato Grosso, entre outros, é Francisco Lauro Monteiro de Campos, o Chico, 16 anos, do grupo Capeira Nagô, da cidade de Sorriso

Chico é campeão mato-grossense, campeão mineiro e tricampeão em campeonatos parceiros VMB pelas competições Campeonato Capoeira Nagô Kids (Bicampeão); Campeonato Capoeira Canaã Kids (Campeão); Medalhista de bronze no mundial do Capoeira Nagô.

“Comecei na capoeira antes mesmo de saber andar, e hoje, almejo chegar no topo da minha categoria, e me tornar o campeão no maior palco da capoeira no mundo”, conta Chico, que foi convocado para a Suécia agora em setembro, porém não conseguirá ir por falta de patrocínio.

Ao todo, a competição, que distribuirá R$ 100 mil em premiações, contará com a participação de representantes de 15 estados brasileiros que já fazem parte do circuito VMB (Volta ao Mundo Bambas).

O duelo entre Mutante e Nuguette promete ser o ápice do evento, dois amantes da arte capoeira que irão fazer 3 jogos de _são bento grande_, e ambos prometeram guerra pelo cinturão dessa nova divisão. E também a disputa pelo cinturão peso leve entre Lucas “Furacão” e Doiny “Borracha”, dois dos mais promissores nomes da capoeira no cenário atual.

As lutas serão precedidas por palestras e oficinas para crianças de escolas públicas e Vilas Olímpicas nos dias 08 e 09. Já nos dias 10 e 11 de outubro ocorrerão as lutas infantojuvenis nas categorias masculina e feminina, oportunidade para que jovens talentos sejam projetados na capoeira.

O VMB, que contabiliza 10.500 atletas percorrendo o circuito, já realizou edições em outros países, como na Califórnia, EUA, em julho passado, com a chancela do ator e capoeirista Beto Simas, o Mestre Boneco, um dos grandes embaixadores da capoeira no mundo, e também na Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Hungria, Israel e Suécia.

Já são 253 árbitros formados pelo mundo, com a formação de atleta, coach e árbitro vendidos em 13 países e 5 moedas diferentes.

“O evento em Brasília é o fechamento de uma temporada extraordinária para o VMB. Tivemos edições internacionais de sucesso, e agora vamos coroar o ano com essa grande final, que promete ser histórica”, destacou Saverio Scarpati, capoeirista e diretor-executivo do VMB.

Você pode gostar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia Mais