Com o apoio da Prefeitura, os recenseadores do IBGE iniciaram, nesta semana, uma força-tarefa para concluir o Censo Demográfico 2022 em Diamantino. O reforço intensficará o trabalho nos locais onde os moradores estavam ausentes ou se recusaram a responder à pesquisa. A meta é concluir a coleta até o dia 20 de abril.
De acordo com levantamento do Instituto, pelo menos 239 moradores se recusaram a prestar informações e outros 522 estavam ausentes conforme apuração das últimas visitas. Também já foram registradas 6.480 entrevistas desde agosto do ano passado.
Para contribuir com a pesquisa, servidores do município estão acompanhando a ação, iniciada na manhã desta terça-feira. O objetivo é facilitar o contato dos recenseadores com os donos de imóveis visitados. Com a visita, será feito o agendamento para as entrevistas daqueles que ainda não responderam ao questionário.
Obrigatoriedade e sigilo
É importante destacar que as informações obtidas pelo IBGE são sigilosas e utilizadas exclusivamente para os índices do Censo Demográfico. “As pessoas podem ficar tranquilas com relação a isso porque esses dados são resguardados por lei”, completou.
A lei nº 5.534/68 rege a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas pelo cidadão e dispõe ainda sobre sua responsabilidade de ajudar o país. O mesmo dispositivo assegura aos informantes seu direito de sigilo estatístico e seu dever de prestar informações estatísticas ao IBGE.
Disque-Censo 137
O Disque-Censo 137 é uma operação censitária inédita disponibilizada pelo IBGE que facilita o acesso às pessoas que ainda não foram recenseadas. Os moradores podem ligar e solicitar a visita de um recenseador a fim de contribuir com a pesquisa.
Além do 137, o morador que ainda não respondeu ao questionário do IBGE pode procurar a agência do IBGE anexa à Rodoviária de Diamantino, localizada na Rua Desembargador Joaquim Pereira Ferreira Mendes. Também está disponível o telefone com o número (65) 99212-6014.