O município de Diamantino (180 km de Cuiabá/MT) zerou a fila de espera por atendimentos neurológicos em 2022. Foram 703 atendimentos, sendo 132 exames e 571 consultas de neurologia e neuropediatria. Os mutirões realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Norte (CISCN-MT) aconteceram no mês de abril, agosto e setembro do ano passado.
De acordo com a titular da pasta, secretária Marinêze Meira, adultos e crianças passaram por consultas completas com o propósito de prevenir e identificar possíveis doenças que afetam o cérebro e todo o sistema nervoso. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do acompanhamento médico e orientação a respeito de hábitos saudáveis”, pontua.
A gestora ressalta o dever do poder público de garantir aos cidadãos o acesso às especialidades médicas. “Temos pouca oferta de profissionais de determinadas especialidades no interior e a neurologia é uma delas. Graças a um esforço conjunto conseguimos garantir atendimento a todos que aguardavam na fila de espera em 2022”.
Ainda segundo a gestora, viabilizar o atendimento dessa especialidade resulta em diagnósticos mais rápidos e consequentemente um tratamento mais ágil.
“No caso da neuropediatria, por exemplo, quanto mais cedo a criança for atendida melhor é para seu desenvolvimento. Muitos diagnósticos podem ser perdidos, devido aos pacientes terem que passar por longos anos de espera. Nós estamos trabalhando para ofertar o atendimento de forma mais rápida para a população”, compartilhou Marinêze.
O prefeito e médico pediatra Dr. Manoel Loureiro, que é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Norte (CISCN-MT) fala sobre o compromisso da gestão com a saúde municipal.
“A saúde é prioridade na gestão. Diamantino conseguiu zerar a fila de atendimentos de neurologia neste ano que passou. Agora, em 2023, estamos trabalhando para conquistar esse feito tão importante em outras especialidades e atender com mais eficácia a nossa população”, compartilhou o gestor.
Regulação
Elisangela Barbosa dos Santos, coordenadora da Central de Regulação de Diamantino, responsável pelo agendamento das consultas, avalia os trabalhos desempenhados em 2022.
“Alguns pacientes precisarão retornar, mas todos já passaram pelo primeiro atendimento. Procuramos sempre oferecer atendimentos de alta qualidade e em 2023 não vai ser diferente. Os serviços serão ofertados novamente entre março e abril deste ano”, destaca a coordenadora.
Professora e moradora do município de Diamantino, Iraci Espirito Santo Arruda expressa o sentimento de satisfação pelo atendimento do irmão Marcio Antonio, paciente especial.
“Os mutirões são uma ótima iniciativa. Poder consultar meu irmão no município ao invés de ir pra Cuiabá, é um alívio, principalmente diante das suas dificuldades físicas. O atendimento foi ótimo. Esperamos que a equipe aumente e que mais pessoas consultem”, afirma a professora.
Texto e foto: Anna Capistrano
Superintendência de Comunicação
Prefeitura de Diamantino-MT