Um dia após o ocorrido que culminou na suspensão de uma professora, o Colégio Notre Dame de Lourdes encaminhou ofício ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) pedindo uma apresentação com helicóptero para os alunos. O objetivo, segundo a unidade seria para “semear e sensibilizar” aos alunos o “amor pela pátria”. O documento foi divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), na manhã desta quinta-feira (2).
A professora foi suspensa após fazer críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante uma aula com alunos entre 8 e 9 anos. A abordagem de assuntos político-partidários é barrada na escola, que possui termo assinado por seu corpo docente quanto à proibição.
“A Polícia Federal essa semana foi lá nas terras indígenas, teve umas máquinas que eles botaram fogo e outras que afundaram no lago. Além da destruição da natureza, também está prejudicando o povo indígena, as terras são deles”, diz parte do áudio atribuído à educadora.
Já na manhã de hoje, um helicóptero do Ciopaer sobrevoou a escola e com uma bandeira próximo ao pátio do local. Depois disso, alguns pais relataram acreditar que a situação seria uma coação pelas falas da professora.
Com isso, após ser procurada pela reportagem de Estadão Mato Grosso, a assessoria de imprensa da Sesp enviou o ofício com o pedido da escola sobre a presença do helicóptero. O documento é assinado pela diretora, irmã Marluce Almeida Silva.
Além disso, a Sesp pontuou que a programação da instituição faz parte de atividades realizadas na Semana da Pátria. Veja o comunicado abaixo.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), da qual o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculado, vem a público esclarecer que:
-Na manhã desta quinta-feira (02.09), como parte das atividades da Semana da Pátria realizada pelo Colégio Notre Dame anualmente, o Ciopaer realizou um sobrevoo no local, a pedido da própria instituição educacional, conforme ofício em anexo;
-Na ocasião, a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, mas no intuito de demonstrar o patriotismo nesta que é uma data importante para o país;
-Vale destacar que o Ciopaer realiza diversas atividades sociais e educacionais, visitando entidades sociais, escolas tanto públicas quanto particulares, com o objetivo de aproximar as forças de segurança e a população;
-Além do sobrevoo, membros do Ciopaer também estiveram no colégio nesta quarta-feira (01.09), proferindo palestra e orientações aos alunos sobre o tema “segurança pública”, sendo um convite feito pela própria instituição.
Por fim, a Sesp-MT destaca que não coaduna com posicionamentos políticos no âmbito do serviço público e que qualquer excesso cometido pelos servidores da Pasta neste sentido será motivo de medidas administrativas.
Fonte: Jornal Estadão Mato Grosso