Home Cultura Exibição do Filme Pureza nesta sexta (28) marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Exibição do Filme Pureza nesta sexta (28) marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

por Sandra Carvalho
Publicado: Última Atualização em

O diretor do longa, Renato Barbieri, vem à Cuiabá para o lançamento da trama que foi gravada no Pará, Maranhão e Brasília

A Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/MT), ligada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), exibe às 19h30 desta sexta-feira (28.01), no Cine Teatro Cuiabá, o filme Pureza, como parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. O longa é estrelado por Dira Paes e tem direção de Renato Barbieri. O evento conta com a parceria da delegacia do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho em Mato Grosso (Sinait-MT).

De acordo com o presidente da Coetrae-MT, Auditor Fiscal do Trabalho Amarildo Borges, o filme foi escolhido por abordar a questão do trabalho em condições análogas à de escravidão no Brasil. “É o retrato da realidade e da luta que ainda enfrentamos nos dias atuais”, observa.

O filme é baseado em fatos reais e narra a história inspirada em Pureza Lopes Loyola. Natural de Bacabal, no Maranhão, Pureza parte em busca do filho que desapareceu de um garimpo na cidade de Itaituba, no Pará. Nessa busca, a mulher acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Após escapar do local e denunciar o que viu, ela precisa retornar à floresta para registrar provas.

O roteiro do longa é do próprio Renato Barbieri em parceria com Marcus Ligocki e teve set de filmagens no Pará, Maranhão e Brasília. Babieri estará em Cuiabá nesta sexta para a exibição do filme no Cine Teatro.

Ao todo, o drama estrelado pela paraense já recebeu 17 prêmios nacionais e internacionais, dos quais cinco de Melhor Atriz para Dira.

Dia Nacional

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, foi criado em 2009 para homenagear os três Auditores Fiscais do Trabalho assassinados em 28 de janeiro de 2004 durante inspeção para apurar denúncias de trabalho escravo em fazendas da região de Unaí (MG), episódio que ficou conhecido como Chacina de Unaí.

Serviço

O quê: Exibição do filme Pureza, estrelado por Dira Paes e direção de Renato Barbieri

Quando: 28.01.2022

Onde: Cine Teatro Cuiabá

Horário: 19h30

Ingressos: A entrada para a exibição de Pureza é gratuita, porém os ingressos são limitados. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria da Coetrae/MT pelo telefone/WhatsApp (65) 99251-4821 e 3613-5561.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e manuseio de seus dados por este site.

Você pode gostar

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia Mais