Mato-grossense nascida em Cuiabá, advogada e servidora do Procon, Gisela Simona participou nesta terça-feira (03.10) de uma produção fotográfica em Brasília (DF) em comemoração aos 35 anos da Constituinte de 1987-88. O registro é uma recriação da chamada “Bancada do Batom” e reuniu deputadas federais e senadoras de todo o país.
“Uma honra participar desse momento histórico da participação feminina na política. Em 1988 éramos apenas 26 e hoje somos 92 representantes do povo nesse Parlamento. Que atos como esse inspirem mais mulheres a participarem da política”, declara a parlamentar.
As fotos irão se juntar ao grande arquivo da Câmara dos Deputados, com mais de 28 mil imagens resultantes da digitalização de negativos fotográficos pertencentes ao fundo da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-88, preservados no Arquivo, do Centro de Documentação e Informação (Cedi).
As fotografias estão disponíveis para visualização e download no site Arquivo Histórico, organizadas em ordem cronológica, em 951 dossiês (pastas) por eventos diários, remetendo ao período entre 1º de fevereiro de 1987 e 5 de outubro de 1988.
São imagens das sessões plenárias e das comissões, dos constituintes, bem como da participação das entidades e da sociedade em reuniões, e audiências e manifestações em frente ao Palácio do Congresso.
Trajetória
Gisela Simona é cuiabana, servidora pública estadual, advogada pela Unemat, pós-graduada em Direito do Consumidor, Assumiu a carreira de conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon em 2001.
Em 2013, tomou posse na a presidência da Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e exerceu dois mandatos. Foi quando passou a integrar a Comissão Nacional de Proteção ao Consumidor e
Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, composta também pelo Conselho Nacional do Ministério Público e Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais.
Esteve à frente da Superintendência do Procon-MT entre os anos de 2008 a 2017, num total de nove anos.
Em 2018, participou de sua primeira eleição para deputada federal obtendo 50.682 votos, sendo a mulher, na história política de Mato Grosso, com maior número de votos na Capital do Estado para deputada federal.
Em 2020 foi candidata a prefeita de Cuiabá, ficando na terceira colocação no primeiro turno, com 52.191 votos.
Já em 2022 candidatou-se a deputada federal, conquistando 28.897 votos, conquistando a primeira suplência do União Brasil.
Gisela Simona tomou posse dia 7 de julho de 2023 para um mandato de quatro meses na Câmara Federal, durante licença do deputado Fábio Garcia.