Diante da baixa cobertura da vacina contra a poliomielite registrada em 2022, a deputada federal Gisela Simona (União Brasil – MT), conclamou nesta terça-feira (29.08), durante discurso na Câmara dos Deputados, rotarianos de todo o Brasil, pais, mães, educadores, responsáveis para que ajudem na divulgação da Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde que será executada em setembro em todos os municípios do País.
Gisela Simona lembrou que desde 1989 não são registrados casos de poliomielite no Brasil, mas alertou que em 2022 a cobertura foi de apenas 77% enquanto a meta era de 95%.
“Além de parlamentar eu sou rotariana, e o Rotary tem missão no mundo erradicar a pólio, e não poderia deixar aqui neste mês que antecede o início da vacinação de convocar a todos os companheiros rotarianos do Brasil, aos nossos companheiros do Distrito 4440 liderados pelo nosso governador Jânio Bonfochi para que juntos podemos somar forças aos secretários municipais de saúde e fazermos uma grande corrente para aumentar a cobertura vacinal no Brasil”.
Desde 1990 Gisela Simona é membro do Rotary Club, instituição que tem como uma de suas principais missões combater a poliomielite. Em Mato Grosso, a deputada acompanhou diretores do Distrito 4440 em duas reuniões com o poder público para levar a parceria do Rotary. Uma delas foi com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e outra com a interventora do Governo de Mato Grosso na Saúde de Cuiabá, Danielle Pedroso Dias Carmona Bertucini.
“O Rotary Club está mobilizando rotarianos de todo o País para uma força-tarefa junto às Secretarias Municipais de Saúde com o objetivo de ampliar o chamamento e o alcance da campanha”, pontuou a parlamentar, observando que em Mato Grosso a mobilização ocorrerá de o período da multivacinação de 9 a 23 de setembro e o dia D será o dia 16 de setembro.
Imbuída na campanha, a deputada federal mato-grossense chamou a atenção para a importância da união de todos para conter essas doenças que estão eliminadas a fim de que elas não voltem para a sociedade. Gisela Simona citou risco iminente porque em março deste ano foram diagnosticados casos de poliomielite no Peru, na fronteira com o Brasil, situação.
“É por isso que conclamo pais, mães, colegas rotarianos, responsáveis por nossas crianças, educadores, para que juntos no Estado de Mato Grosso e em todo Brasil possamos fazer uma ampla campanha de divulgação da vacina. A vacina é vida, a vacina é para todos, e é por isso que precisamos nos unir para aumentar a cobertura vacinal em todo o Brasil. Esse é um caso de saúde pública e nós parlamentares precisamos nos envolver nessa corrente”.