O governador Mauro Mendes (União) defendeu nesta segunda-feira (26) que o Banco Central abaixe a taxa básica de juros cobrada no Brasil.
Conforme o governador, nos patamares atuais, a taxa de 13,75% ao ano beneficia apenas os banqueiros.
Mendes afirmou também que os juros brasileiros são os mais caros do mundo, o que é péssimo para as empresas brasileiras. O presidente Lula (PT) tem defendido a redução imediata da taxa de juros, com críticas pesadas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
“Me alio àqueles que pensam que já chegou a hora do Banco Central dar um basta e baixar esses juros”, afirmou Mendes.
“[Juros altos são] Ruins para o Brasil, péssimos para o cidadão, para as empresas e excelentes para os banqueiros, que estão cobrando juros os mais caros do Mundo nesse momento”, completou.
No último dia 21, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, conforme expectativa do mercado.
Foi a sétima vez seguida que o Comitê decidiu pela manutenção da taxa. Assim, o patamar de juros no país continua no maior nível desde dezembro de 2016.
Era unânime a expectativa entre economistas de que o colegiado iria manter novamente a Selic nos mesmos 13,75% ao ano. Para uma grande parte dos especialistas, porém, esta será a última vez. A expectativa é que a taxa comece a cair nos próximos meses.
Fonte: Midia News