A prefeitura confirmou que a partir da próxima quarta-feira (8) 14 novos polos de vacinação contra a Covid-19 devem passar a funcionar na capital. Os novos locais serão inseridos dentro de unidades básicas de saúde e vão atender apenas a aplicação da segunda dose dos imunizantes. Até o momento, a primeira dose continuará sendo aplicada apenas nos cinco polos já disponíveis – SENAI Porto, Assembleia Legislativa, SESC Balneário, UFMT (drive-thru) e SESI Papa (drive-thru).
Para tomar a segunda dose, continuará sendo necessário consultar o cadastro no site e imprimir o comprovante de agendamento (QR code), que indicará o horário e a unidade em que a pessoa estará agendada. No ato da vacinação, é preciso levar o QR code impresso, documento oficial com foto e a caderneta de vacinação recebida na primeira dose.
Caso a pessoa tenha perdido a caderneta, que tem valor de documento, é preciso apresentar um boletim de ocorrência. O coordenador de Atenção Primária, Marcel Gandra Lemos, lembra que o horário de fechamento das unidades básicas é 17h, com isso, o último horário de agendamento será às 16h.
De acordo com a secretária interina de Saúde, Suelen Alliend, a ideia é ampliar o serviço com eficácia e sem causar aglomerações. “Nossa proposta é acelerar a campanha de imunização, prestando um atendimento humanizado e eficiente para nossa população cuiabana. Essa ampliação proporciona um melhor acolhimento tanto para os usuários quanto para os servidores, além de reorganizar o território, redefinir o fluxo e atender ao anseio da população”.
As unidades básicas de saúde contam em sua estrutura com recepção, sala de vacinação, farmácia, consultório, sala de procedimentos, sala de curativo, sala administrativa, equipe de saúde da família e vigilantes.
Confira a lista de unidades que vão aplicar a segunda dose:
Regional Norte
UBS Ilza Terezinha Picolli Pagot
UBS Jardim União/Jardim Florianópolis
UBS Três Barras
Clínica da Família (CPA 1)
Regional Sul
UBS Tijucal
UBS Pedra 90 V
UBS Parque Ohara
UBS Jockey Clube