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UFMT: Política de assistência estudantil honrada na integralidade

por Da Redacao
Evandro Soares

A UFMT tem se destacado ao reconhecer as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e implementar medidas significativas para garantir a continuidade de seus estudos.

Na gestão atual – 2020 – 2024 toda a atenção possível foi garantida aos nossos estudantes, especialmente na realização de diversas ações para que a UFMT não parasse.

No período pandêmico, entregamos chips de internet aos estudantes; concedemos auxílio para compra ou locação de equipamentos de informática e comunicação para as aulas remotas; viabilizamos auxílio financeiro de R$70,00 destinado ao pagamento da internet; concedemos recursos para apoio emergencial aos estudantes vulneráveis e ainda adquirimos Chromebooks e notebooks para apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade .

Além do esforço para apoiar os estudantes em tempos de pandemia, a UFMT honrou a sua política estudantil desenvolvendo programas e concedendo auxílios, tais como: i) Programa Alimentação (Alimentação integralmente subsidiada aos estudantes cadastrados na Assistência Estudantil e parcialmente a todos os estudantes da UFMT); ii) Programa Moradia (vagas em moradias estudantis ou auxílio em pecúnia que tem por finalidade suprir necessidade básica de moradia a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica); iii) Programa de Permanência (auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes, nas ações voltadas às ações afirmativas e no acompanhamento acadêmico); iv) Programa de Acolhimento Imediato (acolhimento a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica oriundos de outros municípios e/ou de outros estados da Federação durante os primeiros dias letivos de cada semestre no tocante às necessidades relativas a alimentação e moradia); v) Auxílio Emergencial (auxílio financeiro de caráter emergencial, inesperado e momentâneo, destinado a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e que estejam vivenciando situações que colocam em risco a sua permanência na universidade) vi) Auxílio Evento (auxílio financeiro que visa apoiar a participação de estudantes em eventos acadêmicos e científicos e eventos político-estudantis); vii) Auxílio Material Pedagógico (auxílio financeiro que tem por finalidade apoiar estudantes para aquisição de materiais indispensáveis às atividades programadas, visando o alcance do desempenho acadêmico e a permanência durante o tempo regular do curso); viii) Monitoria Inclusiva (finalidade de apoiar, desenvolver e acompanhar atividades junto a outros (as) estudantes de graduação presencial com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, superdotação/altas habilidades, indígenas, quilombolas ou outros discentes de programas de ação afirmativa, de maneira a contribuir com a inclusão, minimizando barreiras e colaborando com a permanência e êxito na formação); ix) Auxílio Vivência (apoio às ações propostas pelos estudantes por meio de Projetos nas áreas da Cultura e do Esporte acadêmico nos campi da UFMT); x) Programa de Extensão para Ações Afirmativas (execução de programas e projetos de extensão que tem a finalidade de atender as pessoas de populações em situação de vulnerabilidade social em decorrência das condições de raça, de gênero e sexualidade, étnico-racial, de deficiência).

E ainda, meio a um processo de dificuldades financeira que passavam todas as universidades brasileiras, conseguimos aumentar o valor dos auxílios Permanência e Moradia, além da bolsa de Monitoria Inclusiva e do Programa de Acolhimento Imediato – reajuste de R$400,00 para R$700,00, possibilitando a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica para além de sua obrigação institucional, mas sobretudo viabilizando maiores oportunidades aos estudantes que fazem jus à Assistência Estudantil
Ressalta-se que o valor dos auxílios e das bolsas da Assistência Estudantil não é determinado pelo governo federal em nenhuma legislação, mas é uma decisão de cada universidade que tem autonomia para definir as políticas institucionais que mais atendam aos estudantes matriculados.

Além disso, outras iniciativas de assistência estudantil foram realizadas com muito esforço pelas equipes de gestão, dos técnicos da UFMT e do apoio da comunidade universitária, tais como: i) “Programa de Acompanhamento Acadêmico” por meio do qual foram implementados orientação e acolhimento realizado pela equipe multiprofissional da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil aos estudantes, desenvolvidos de forma virtual (especialmente no período de pandemia) ou de forma presencial; ii) realização de ações junto aos estudantes com vistas à promoção de saúde mental e desempenho nas atividades acadêmicas, objetivando entender e atender às necessidades específicas da comunidade discente; iii) Elaboração de cartilhas sobre saúde mental, física e direitos sociais; iv) implementação de Rodas de Terapia Comunitária Integrativa e a Realização de Oficinas de Competências e habilidades Acadêmicas.

Para além das ações financiadas pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) avançamos também na pauta da acessibilidade e na ampliação do acervo digital disponibilizado aos estudantes. Na atual gestão criamos o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMT (NAI) por meio da aprovação da Resolução CONSUNI nº 35 de 2021, atendendo mais de 10 projetos aprovados com bolsa, acompanhando uma média de 30 estudantes via atendimento e acompanhamento de acadêmicos – Pessoas com Deficiência – (PCDs, reconhecendo que a educação e o trabalho constituem-se em direitos inerentes ao homem, que o processo de inclusão ocorre amparado em uma perspectiva coletiva, com a construção de políticas, propostas e ações institucionais que visam a acessibilidade, a permanência e a aprendizagem no ambiente universitário.

Com a finalidade de ampliar o suporte pedagógico aos estudantes investimos na aquisição de mais de 25 mil títulos em formato de acervo eletrônico, garantindo acesso a todos os estudantes (presenciais e a distância), contemplando dois grandes acervos de material didático virtual. A primeira aquisição de acervo foi a “Biblioteca virtual da Pearson” – que disponibiliza atualmente um total de 15.412 títulos eletrônicos em diversas áreas do conhecimento, para os estudantes da UFMT. A segunda aquisição, foi a biblioteca virtual “Minha biblioteca”, que também conhecida como uma Base de dados de e-books por possuir um amplo acervo multidisciplinar de 12.604 títulos de livros eletrônicos técnicos, acadêmicos e científicos.

A assistência aos estudantes também avançou na pesquisa. Garantimos os benefícios em vários outros incentivos aos estudantes, tais como o programa de iniciação científica e tecnológica da UFMT, que manteve um montante de R$ 1,7 milhão em bolsas concedidas pelo CNPQ e R$ 2,1 milhões em bolsas financiadas pela Fapemat para o período 2023-2024 e, a partir da seleção 2023/2024, a UFMT injetou recursos no orçamento para acompanhar o aumento de 75% no valor das bolsas. Isso assegurou a continuidade e ampliou o interesse na oferta de bolsas desse programa de formação científica.

Ainda no âmbito da iniciação científica, foi mantida a parceria com a Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Vivência e estabelecida nova parceria, agora com o núcleo de acessibilidade e inclusão (NAI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Chamada Interna nº 01/UFMT/PROPEQ-NAI/2023, visando à implementação de bolsas de iniciação científica vinculadas a projetos de pesquisa voltados para o tema “acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior”.

Toda a atenção e apoio aos nossos estudantes pesquisadores, levaram a UFMT a receber premiações como o Prêmio Severino Meirelles para os estudantes destaque no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, na modalidade mérito científico, e o Prêmio José de Souza Nogueira, criado em 2023 para os estudantes que se destacaram na modalidade de divulgação científica e popularização da ciência.

Evandro Soares é reitor da UFMT

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