A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que um novo surto de doenças respiratórias está em curso no Brasil, afetando pessoas de todas as idades, principalmente crianças até 12 anos. Desta forma, emite um alerta à população e orienta que crianças com sintomas gripais sejam levadas a unidade de saúde para atendimento.
De acordo com a Secretaria de Saúde, é necessário que os pais ou responsáveis fiquem atentos aos sinais e sintomas das crianças que possam ser quadros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), como:
- Febre recorrente acima de 38ºC;
- Tosse;
- Coriza (nariz escorrendo);
- Congestão nasal (nariz trancado);
- Dor no corpo;
- Perda de apetite;
- Chiado no peito;
- Cansaço;
- Respiração acelerada;
- Pontas dos dedos arroxeadas.
Também é orientado às famílias adotar medidas de prevenção a disseminação do vírus, sendo:
- Frequente higienização das mãos com álcool 70% ou com água e sabão, principalmente antes de consumir algum alimento;
- Vacinação em dia;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e/ou garrafas.
VACINAÇÃO
A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza em Diamantino já começou. Desde o início de abril, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) já estão sendo vacinadas em suas respectivas unidades de saúde.
A Campanha está em sua segunda etapa e atende os grupos prioritários: gestantes, puérperas, profissionais da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores e técnicos de desenvolvimento infantil das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e pessoas com deficiência permanente.
A aplicação da vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município de Diamantino de segunda à sexta das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.