A fim de aprimorar o uso das funcionalidades na gestão de Segurança Institucional, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou, ao longo de dois dias, uma capacitação sobre técnicas de entrevista. Proposta pelo Gabinete Militar do órgão de controle externo, o curso foi promovido na Escola Superior de Contas.
Supervisor da Escola, o conselheiro Waldir Júlio Teis destacou a iniciativa do presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli. “O presidente Novelli teve uma visão espetacular quando autorizou a capacitação da polícia, justamente para proporcionar um trabalho muito mais eficiente”.
O coordenador militar do TCE-MT, coronel Victor Paulo Fortes, lembrou que, além do conhecimento agregado com o curso, a capacitação promove a interação entre profissionais que trabalham nas assessorias militares de outros órgãos, o que é de fundamental importância.Instrutor na área de gestão do conhecimento, o mestre Felipe Melo salientou que o propósito é obtenção de informações, não necessariamente como foi durante muitos anos, na perspectiva de se obter uma confissão. “Durante o curso, discutimos matrizes psicológicas, falando, inclusive, sobre falsas verdades e vieses de confirmação”.
O assessor militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), tenente-coronel Vitor Sakata, parabenizou a Escola Superior do TCE-MT por ofertar a capacitação. “É o primeiro curso específico na atividade que estou tendo a oportunidade de fazer e, com certeza, será um conhecimento válido, muito útil para todos os alunos”.
Da mesma forma se manifestou a gerente de inteligência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), cabo Tatiane Garcia. “Estou na inteligência desde 2013 e, sem dúvida, esse curso vai vir a agregar muito”.
O objetivo do curso foi capacitar servidores do gabinete e demais instituições interessadas para o correto uso das funcionalidades na gestão de Segurança Institucional, por meio de metodologias e técnicas adequadas e eficientes na produção de conhecimento. Foram abordados os aspectos preliminares: conceitos e historicidade e psicologia cognitiva, bem como apresentados métodos de entrevistas investigativas e específicas.
Fonte: MidiaNews