Única mulher escolhida para assumir uma das oito novas vagas no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a desembargadora Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, de 63 anos, citou o histórico de atuação na 4ª Vara Cível da Capital em discurso de posse, nesta quarta-feira (21).
“Formei um gabinete de ouro, orientado a dar prioridade aos processos mais antigos. Meus assessores são comprometidos com o trabalho. A quarta vara é a única que tem o selo de ouro em Mato Grosso”, disse.
“É gratificante ouvir falas dos advogados como: ‘Foi a senhora que conseguiu solucionar meu processo’. Isso não tem preço”, acrescentou.
Pelo critério de antiguidade foram abertas duas vagas para novos desembargadores. Além de Vandymara, Jorge Luiz Tadeu, da 2ª Vara Criminal, foi empossado. Agora a Corte passa a ter 39 magistrados.
Vandymara, inclusive, mencionou o colega e lembrou quando tornaram-se juízes juntos em 1992.
Nunca perdi a fé e o sentimento de gratidão, ninguém é bem sucedido pelo que tem, mas pelo que fez e como fez
“Nunca perdi a fé e o sentimento de gratidão, ninguém é bem sucedido pelo que tem, mas pelo que fez e como fez. Sempre estabeleci um método de trabalho e, antes da existência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já me preocupava em cumprir metas. Estou muito orgulhosa por fazer parte da lista, sou grata a Deus e à minha família”, afirmou.
“Uma diferença entre o sábio e insensato é que o sábio é grato. Sou grata pelos 32 anos de magistratura, desde o dia 15 de janeiro de 1992 quando tomei posse no cargo de juíza substituta. Eu e o desembargador Jorge chegamos juntos”, acrescentou.
Por fim, a desembargadora agradeceu aos familiares e amigos que a apoiaram na trajetória.
“Sou grata aos meus amigos. Amigos queridos. São tantos que não tenho como nominá-los. Amigos que dão afeto e que acalentam minha alma. Muito obrigado a todos”, completou.
Os novos desembargadores
Além de Vandymara e Jorge Luiz Tadeu, também assumiram cadeira no Tribunal de Justiça: Rodrigo Roberto Curvo, Luiz Octávio Saboia Ribeiro, Lídio Modesto da Silva Filho e José Luiz Leite Lindote, na categoria merecimento.
O advogado Hélio Nishiyama, empossado pelo quinto constitucional dedicado a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi o escolhido do governador Mauro Mendes (União). Seu nome integrava a lista tríplice da Ordem.
O promotor de Justiça Marcos Regenold Fernandes também foi escolhido por Mendes, ainda no ano passado. Ele integrou a lista tríplice do quinto constitucional do Ministério Público do Estado.